COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

A energia solar como ferramenta para gerar eletricidade para empresas e residências vem se popularizando nos últimos anos. Afinal, diante de novas tendências cada vez mais sustentáveis, o sol é uma opção viável e natural para a produção de energia. 

De acordo com a agência internacional de energia, os sistemas de energia fotovoltaica são os com maiores expectativas de crescimento para os próximos anos. 

Apesar de surgirem com altos custos de implementação, a evolução da tecnologia vem diminuindo essa barreira. Aos poucos, então, todos desfrutaremos dos benefícios da eletricidade gerada por energia solar, de uma maneira ou de outra.

 

Quer saber mais sobre com os fótons liberados há 93 milhões de quilômetros daqui fornecem a energia necessária para estabelecer nossos equipamentos elétricos? Confira o artigo abaixo. 

1 - Painéis solares captam luz solar

Todo painel solar contém células fotovoltaicas que captam luz e fótons, transformando os em eletricidade solar. Quando a luz solar atinge o painel solar, as células fotovoltaicas começam a trabalhar produzindo eletricidade por corrente contínua (CC).

 

Tudo isso é ótimo, mas a eletricidade CC não pode alimentar sua casa por conta própria. É aí que os outros equipamentos de energia solar entram em cena. 

2 - Inversores convertem energia solar em eletricidade utilizável

Algumas configurações de sistema de painel solar têm um único inversor para todo o sistema (geralmente chamado de inversor de “string”). Outros, por sua vez, têm um micro inversor conectado atrás de cada painel solar. 

 

O mais importante a saber sobre os inversores é que eles convertem a eletricidade CC, produzida pelos painéis solares, em eletricidade de corrente alternada (CA). E é isso que alimentará a sua casa.

3 - A eletricidade é distribuída para a casa

A eletricidade solar percorre seu medidor de rede e alimenta seus aparelhos. Funciona exatamente como sua eletricidade tradicional agora – você não precisa mudar nada. Se seus painéis solares não produzem energia suficiente para cobrir todas as suas necessidades de eletricidade, não se preocupe. Você ainda está conectado às empresas de energia tradicionais para poder extrair automaticamente mais energia quando precisar. 

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Receba Novidades diretamente pelo seu e-mail

4 - Eletricidade solar x tradicional

 

Pode parecer contra-intuitivo estar conectado à rede elétrica tradicional quando você tem um sistema de energia solar. Por outro lado, os painéis solares produzem mais energia à luz do dia, e como a usamos o tempo todo é preciso ter uma reserva imediata. 

5 - A eletricidade solar é medida

Por último, você precisará medir a quantidade de eletricidade produzida, visto que algumas redes de eletricidade fornecem créditos para qualquer energia solar excedente produzida. Assim, no longo prazo, você poderá utilizar esses créditos em descontos na conta de luz. 


O dispositivo de medidor de rede é instalado em casa e mede a eletricidade que vai e volta da rede elétrica. Esse medidor é semelhante ao medidor elétrico que você provavelmente já possui, mas mede a potência em duas direções, em vez de apenas uma. 

Fábio Stremel

Fábio Stremel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin vel laoreet magna, et placerat massa. Integer luctus congue purus, posuere auctor orci euismod sit amet. Donec at vehicula justo, ac rutrum nisl.

Fábio Stremel

Fábio Stremel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ante orci, lobortis vitae ullamcorper a, placerat sed augue. Aenean eu neque vitae purus feugiat sagittis.

Entre em contato

  • (19) 99853-5996
  • R. Clementina Lopes Bueno, 121 - Parque Brasil 500, Paulínia - SP

©EnergiSun 2020 - Todos os Direitos Reservados.