QUAIS SÃO OS CUSTOS DA ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL?

Uma das primeiras perguntas de alguém interessado em energia solar é: “Quanto custam os painéis solares?”. 

 

Contudo, é importante saber que não há uma resposta única, porque cada casa é diferente e existem muitas variáveis geográficas e incentivos fiscais federais e locais a serem considerados.

 

Para ser preciso, o melhor a se fazer é entrar em contato com uma empresa especializada. Afinal, ela será capaz de fazer as análises para descobrir quantos quilowatts-hora de energia sua casa normalmente usa e avaliar seu telhado e sombreamento, para determinar quantos painéis você precisará.

 

Por outro lado, existem alguns padrões e é deles que falaremos agora para ajudar você a ter uma estimativa sobre quanto irá gastar com um sistema de energia solar. 

Quais custos envolvem um sistema de energia solar?

Não há dúvidas de que há benefícios financeiros, principalmente com as contas de luz, após instalar um sistema de energia solar. Por outro lado, a preocupação em relação aos custos de implementação é o que impede que muitos prossigam com essa fonte de energia sustentável. 

 

Por isso a primeira coisa que todos interessados devem saber é que eles deverão arcar com dois custos diferentes: dos equipamentos e da instalação.

Custo dos equipamentos

 

Aqui está envolvido tudo o que compõe o sistema de energia solar: painéis, inversores, cabos e estruturas de fixação. Ou seja, tudo o que será necessário para a coleta e distribuição da energia pela casa.

Custo dos serviços de instalação

 

Não há outra maneira, após adquirir todos os equipamentos, você precisará de ajuda especializada para instalar o sistema em sua residência. Nessa etapa, portanto, você precisará de um engenheiro, para fazer o planejamento junto a distribuidora de energia elétrica, e um eletricista para fazer a fixação e conexões dos cabos e painéis. 

 

Dica Bônus: Muitas empresas de instalação podem, com um custo extra, oferecer em seus serviços os equipamentos do sistema. Entretanto, vale a pena fazer um orçamento a parte para não gastar nada além do valor real.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Receba Novidades diretamente pelo seu e-mail

O que determina o preço da instalação?

Como já dissemos, cada caso envolve diferentes necessidades e, consequentemente, valores. Entretanto, toda empresa que for instalar o sistema em sua casa irá considerar a maioria desses fatores:

 

  • Distância: Quanto o profissional deverá percorrer para chegar em sua residência;

  • Altura do telhado: Telhados mais altos e de difícil acesso dificultam o processo e aumentam os preços;

  • Superfície do telhado: Em algumas superfícies a fixação dos painéis solares é mais fácil;

  • Condições de segurança: As condições do local de instalação pode acarretar em mais custos.

Resumidamente, tudo o que dificulta a instalação torna o processo mais custoso. Diante disso, antes de entrar em contato com a empresa, vale a pena analisar a estrutura do local onde ficarão os painéis solares. 

Fábio Stremel

Fábio Stremel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin vel laoreet magna, et placerat massa. Integer luctus congue purus, posuere auctor orci euismod sit amet. Donec at vehicula justo, ac rutrum nisl.

Fábio Stremel

Fábio Stremel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ante orci, lobortis vitae ullamcorper a, placerat sed augue. Aenean eu neque vitae purus feugiat sagittis.